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Fazer com que as pessoas associem poucas palavras à marca de uma empresa: eis o objetivo do slogan. Um exemplo claro e sucinto e, porque não dizer, um caso de sucesso, é a frase “Feito pra você” – slogan do Banco Itaú. Ao ouvir estas três palavras, ainda que não se visualize a logomarca da empresa, as pessoas imediatamente as associam à marca Itaú.

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Contudo, criar um slogan com tamanha abrangência não é tarefa fácil. Isso porque o processo de criação de um slogan demanda um estudo detalhado acerca da empresa no que se refere à sua forma de atuação, gestão e valores. Em outras palavras, o slogan precisa estar alinhado com as metas e objetivos traçados pela empresa, e isto deve ser levado em consideração pela agência de publicidade, a qual deverá criar um slogan com foco no objetivo do cliente.

Além disso, a criatividade é imprescindível para que haja a fixação da marca por parte do público-alvo, ressaltando-se ainda que o contexto e fatores culturais também devem ser levados em conta. Outro ponto importante é o momento da aplicação do slogan, que deve ocorrer a partir do momento em que os produtos da marca já estão em fase de consolidação no mercado. Dessa forma, os profissionais da área publicitária devem ter essa percepção de mercado, a qual só é possível de ser alcançada quando se mantém uma relação de proximidade com o cliente e sua estratégia de negócios.

Portanto, um slogan deve ser o reflexo da essência da marca, ou seja, se a empresa quer propagar uma imagem de atuação ética, social e ambientalmente responsável, tais atributos devem estar presentes de forma coerente em seu slogan, o qual deve proporcionar ao público uma visão geral acerca da marca. Caso a empresa se encontre em uma fase de reestruturação, obviamente seu posicionamento estratégico já não será o mesmo, o que requer a reformulação de seu slogan, para que este fique coerente com a nova fase da organização.

Estima-se que um slogan coerente, atendendo às necessidades de divulgação da marca da empresa, tenha duração de 5 a 10 anos. Em relação àqueles que possuem apelo comercial para produtos e serviços, o ciclo de vida é menor – de 1 a 3 anos. No entanto, no momento em que o mercado requer uma reformulação do slogan, é preciso ter cuidado: afinal, é necessário que se crie algo novo e ao mesmo tempo que continue impactando de forma positiva na percepção do cliente a respeito da marca, fazendo com que o cliente a associe a essas poucas palavras, que constituem uma importante ferramenta de difusão da marca no mercado.

Créditos: Rosana Varela | Nova Mídia Publicidades

Sobre Bruno Bardella

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Diretor de arte, motion design e jogador de poker nas horas vagas. Em 2012, Bruno fundou o blog ComunicArt e desde então, dedica seu tempo com o galinho.

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