PUBLICIDADE:

ComunicArt

mcdonalds fundador 1

Para quem não sabe, a marca McDonald’s está pelo mundo há 74 anos. Ela foi fundada em 1940, na cidade de San Bernardino, na California. Nesse tempo, existiram muitas mudanças em sua marca, ações e mascote (nem sempre foi o Ronald McDonald’s que conhecemos atualmente).

Sendo assim, a Fast Company resolveu contar um pouco do trabalho de marketing realizado pela marca.

Confira o vídeo abaixo:

Confira algumas curiosidades sobre a marca

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MCDONALD’S está avaliada emUS$ 41.992 bilhões, ocupando a posição de número 7 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Inicialmente, o cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Em 1948, depois dos donos notarem que a maioria do dinheiro que ganhavam provinha da venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15 (tempos de ouro), eles renovaram totalmente o restaurante.

O famoso sanduíche Bic Mac ficou tão famos que virou até índice econômico. A revista britânica The Economist criou em 1986 o índice Big Mac, um bem humorado índice que comparava o valor de um Big Mac em diversos países do mundo, traçando um paralelo com a cotação das moedas como forma de mensurar o poder de compra em cada um deles.

mcdonalds happy meal 1Em 2009 a agência TBWA criou e desenvolveu uma mascote para o McLanche Feliz na França. Foi batizado de HAPPY, o personagem foi criado para incentivar consumo de frutas e legumes entre crianças, promovendo assim uma alimentação mais saudável. Em 2013 o personagem foi introduzido no Brasil. Com o slogan “O bom humor começa aqui”, o personagem chegou para “ampliar a experiência do McLanche Feliz” e “incentivar o consumo de frutas e legumes entre crianças”.

A história do Ronald McDonald começou em 1960 quando um franqueado da rede na capital Washington decidiu promover sua unidade com um anúncio de televisão, veículo ainda pouco utilizado para divulgar restaurantes. Os shows infantis, naquela época, estavam entre os programas com maior audiência, especialmente “O Circo do Bozo”, transmitido por um canal em Washington, filiado à rede de televisão NBC. Assim, a imagem foi associada com a de um palhaço.

mcdonalds ronald evolution

Em 2014 o pesonagem ganhou uma nova imagem e a empresa deu ao porta-voz a missão de representá-la de forma ativa nas redes sociais com a hashtag #RonaldMcDonald, para promover a nova campanha “Diversão faz grandes coisas acontecerem”.

mcdonalds ronals last 3

Os slogans que já existiram do McDonald’s
I’m lovin’ it. (2003) 
Smile. (2002) 
Make every time a good time. (2002) 
We love to see/make you smile. (2000) 
Did somebody say McDonald’s? (1997) 
Have you had your break today? (1995) 
What you want is what you get. (1992) 
Good time, great taste. That’s why this is our place. (1988) 
It’s a good time for the great taste of McDonald’s. (1984) 
McDonald’s and you. (1983) 
Nothing can do it like McDonald’s. (1980) 
You, you’re the one. (1976) 
We do it all for you. (1975) 
You Deserve a Break Today. (1971) 
McDonald’s is your kind of place. (1967) 
Famous Hamburgers. (1948)

Créditos: Mundo das Marcas

Sobre Carolina Zattar

Visualizar todos os posts

Curitibana, cursa Publicidade e Propaganda, é colunista de moda do jornal O Metropolitano de Campo Largo e Planner da Verbal Comunicação. Apaixonada por fotografia, tendências e inovações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE:
Parceiros