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Qual o limite da propaganda? Até onde podemos nos promover em cima de fatos lamentáveis? Seria falta de ética ou temos que ser profissionais independente do ocorrido? Afinal, propagandas de oportunidade são as que mais causam efeito no mercado publicitário.

11 de Setembro é infelizmente, uma das datas mais tristes na história da humanidade, pois em 2001 ocorreu um dos maiores atentados terrorista da história , o impacto dos aviões com as Torres Gêmeas (World Trade Center), nos Estados Unidos, chocou o mundo inteiro e algumas marcas “aproveitaram” a situação para se difundir.

Se é errado tirar proveito em cima disso eu não sei, mas tenho certeza que as campanhas que veremos abaixo, foram planejadas para impactar seu público alvo, e conseguiram certamente. Ou para bem ou para o mal.

A MTV por exemplo, prestou esta homenagem:

11-setembro-publicidade-4

 

Criado pela DM9DDB para a empresa WWF, esta anúncio chama a atenção mostrando que “O Tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que o 11 de Setembro de 2001.” e ainda fecha dizendo “O planeta é extremamente poderoso. Respeite-o. Preserve-o”. Confira:

wwf_aviao

 

Este anúncio foi criado para uma empresa de credito americana, USA Discounters, lembrando os 10 anos do atentado:

usa-discounters

 

Peça feita para uma empresa de hardware. Ela sugere que seu hard-drive é o 11 de setembro que ainda vai ocorrer:

cobis-twin-towers

 

Por fim uma peça veiculada para uma campanha da empresa ASH da Nova Zelândia alertando para os perigos do cigarro:

11-setembro-publicidade-7

Existem mais outras dezenas de peças intrigantes, essas me chamaram a atenção. Sei que assim como eu, muitas pessoas ainda não sabem qual é o limite ético da publicidade, então acho válido todo e qualquer tipo de campanha de oportunidade até mesmo aquelas que mexem com fatos lamentáveis da nossa história.

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