PUBLICIDADE:

ComunicArt

Dia 8 de março é o dia internacional da mulher, é o dia de celebrar as conquistas femininas e também de mostrar ao leitor do galinho a importância que estas mulheres fazem nas agências de publicidade.

No início deste ano, o Meio e Mensagem realizou uma pesquisa nas 30 maiores agências do Brasil para saber quantos funcionários da criação eram homens e mulheres. O resultado impressionou um pouco, a presença feminina é inferior a 20% na área de criação e as que ocupam alguma função de liderança chegou apenas a 6%.

MM 1692 00 Perspectiva Comunicacao.indd

A resistência do mercado publicitário em assimilar as mudanças sociais ainda existe, mas dentre poucas mulheres, estas vêm se destacando entre os homens e até conquistando grandes prêmios.

Apresentamos agora para vocês algumas delas:

Andrea Siqueira

Andrea Siqueira

Em 2012 recebeu o convite de Nizan Guanaes para fazer parte do projeto Africa Zero na qual ficou por 3 anos como Diretora de Criação Executiva. A baiana já foi redatora na DM9 e JWT (onde também foi diretora de criação). Na JWT foi responsável por grandes campanhas de Johnson & Johnson e Nestlé. Tem como prêmios Leões em Cannes, D&AD, London Festival e etc.

 

Dani Ribeiro

Dani Ribeiro

Diretora de Criação na Publicis. A redatora mineira já trabalhou Propaganda Registrada, TBWA/Capsula, Fischer, Fischer Portugal, Y&R e Santa Clara. Entre seus prêmios conquistados inclui-se GP em festivais como Cannes Lions, One Show, London Festival, El Ojo de Iberoamerica, Wave Festival, Effie Awards entre outros. Em 2013, assumiu função de diretora de criação da Publicis Rio, onde é a responsável pelas criações da marca Garnier/L’Oréal Groupe.

 

Joanna Monteiro

Joanna Monteiro

Atualmente VP de Criação da FCB Brasil, Monteiro possui passagens por Ogilvy, DPZ, W/Brasil (hoje WMcCann), Africa e MPM. Em 2014 foi eleita a mulher mais criativa do mundo pela Business Insider, disputando com 36 profissionais. E em 2015, foi vencedora do Prêmio Caboré como profissional de criação. Diante de toda a lista, ela é a única mulher CCO (Chief Líder Office) nas agências de publicidade do Brasil.

 

Keka Morella

Keka Morella

Diretora de Criação da DM9DDB, Keka acumula nove leões no Festival de Cannes, sendo três de ouro. A gaúcha registra em seu currículo Giovanni FCB, Fischer e JWT e F/Nazca Saatchi&Saatchi por onde ocupava o cargo de diretora de arte em sua última passagem.

 

Laura Esteves

Laura Esteves

Diretora de Criação na Y&R. Com 15 anos de carreira, a mineira já trabalhou nas agências Lowe, DM9DDB, DDB Nova York e Neogama/BBH. Tem prêmios como Cannes Lions e Prêmio Abril.

 

Mariana Borga

Mariana Borga

Diretora de Criação na JWT. No ano de 2015 foi uma das 12 escolhidas, entre 200 candidatas, para participar da iniciativa Be It See It, promovida pelo Festival de Publicidade de Cannes, no qual tem o objetivo de promover e encorajar o talento criativo de mulheres do mercado publicitário. Já atuou em agências como a Ogilvy, Talent, Santa Clara, Y&R e F/Nazca e tem Leões de Cannes em seu currículo.

 

Mariana Sá

Mariana Sá

Mariana é diretora de criação da área de publicidade da Rede Globo. Antes de chegar a emissora em 2013, ela deixou a função de diretora-executiva de criação da Lew’Lara\TBWA, onde ficou por 4 anos. Ela também possui passou pela DM9DDB.

 

Mariangela Silvani

Mariangela Silvani

Diretora Executiva de Criação na Grey Brasil. Em sua carreira como redatora e diretora, passou pelas agências Y&R, PA Publicidade, Duda Propaganda, Leo Burnett, Taterka, Fischer e Lowe. Já conquistou 2 Leões em Cannes, El Ojo, FIAP e mais, incluindo teatro e literatura.

 

Sophie Schonburg

Sophie Schonburg

Vice-presidente e Diretora Executiva de Criação da Pereira & O’Dell Brasil. Começou sua carreira na W/GGK, trabalhando com Washington Olivetto, Nizan e outros nomes da propaganda. Passou por outras agências como a DPZ, Y&R, Salles e AlmapBBDO. Já conquistou vários Leões em Cannes e prêmios como D&AD, One Show, Clio Awards e London Festival.

 

Viviane Pepe

Viviane Pepe

Diretora de criação na WMcCann, a carioca está a mais de 10 anos na McCann, desde a época em que a agência ainda se chamava McCann Erickson. Viviane possui passagens pela Agência3, V&S e Fischer America em seu currículo. E ela é uma das cabeças por trás das campanhas do refrigerante Sprite.
 

 
Gostou de conhecer algumas das mulheres que vivem nesse universo? Se esquecemos de alguém comente, será um prazer acrescentar mais uma criativa em nossa lista 🙂

E já aproveitando, gostaríamos de desejar um feliz dia internacional da mulher a todas, leitoras, amigas, publicitárias e curiosas da comunicação. Um lindo dia a todas vocês!

Imagem capa: Shutterstock | 175791680

Sobre Bruno Bardella

Visualizar todos os posts

Diretor de arte, motion design e jogador de poker nas horas vagas. Em 2012, Bruno fundou o blog ComunicArt e desde então, dedica seu tempo com o galinho.

Você pode gostar desta



PUBLICIDADE:
Parceiros