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O Snapchat tem mais de 200 milhões de usuários ativos mensalmente que compartilham 8.796 fotos por segundos. Você demoraria 10 anos para visualizar todas as fotos compartilhadas no Snapchat na última hora, mas os Snapchatters não tiram só fotos, eles também consomem conteúdo de marca – e não é pouco.

As histórias reais patrocinadas pelo aplicativo de mensagens podem gerar até 40 milhões de visualizações, o que costuma ser mais que qualquer programa de TV no horário nobre.

O Snapchat sabe que é um dos aplicativos mais famosos no mundo digital atualmente, e está construindo rapidamente uma gama de opções de publicidade para atender à esta demanda. Desde que revimos o lançamento do Discover em abril de 2015 e fizemos uma análise profunda no modo como as marcas anunciam no Discover, o aplicativo traçou uma nova estratégia de publicidade, revelou resultados da publicidade na plataforma e lançou novas funcionalidades de anúncios.

Vamos dar uma olhada nos produtos de publicidade do Snapchat e quem está usando eles.

A estratégia 3V

Agora, os anúncios do Snapchat têm um nome: publicidade 3V, que significa Vertical Video Views. A plataforma também tem uma página de anúncios em seu site – por enquanto apenas em inglês -, que é efetivamente uma apresentação de vendas para informar a possíveis anunciantes tudo que eles precisam saber sobre os anúncios no app.

Ao traçar um roteiro para sua estratégia de anúncio, o Snapchat finalmente esclareceu algumas coisas sobre as quais, até agora, os profissionais de marketing só eram capazes de especular.

Ele se coloca como “a melhor maneira de atingir pessoas de 13 a 34 anos de idade”, com algumas estatísticas convincentes: 37% de seus usuários têm mais de 25 anos, ao passo que apenas 26% têm entre 13 e 17. Isso descarta a ideia de que o Snapchat é apenas um aplicativo para adolescentes sem muito dinheiro para gastar.

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Além disso, pela primeira vez, o Snapchat tornou público os resultados da campanha em sua página de anúncios; os usuários que viram o anúncio do filme Velozes e Furiosos 7 ficaram três vezes mais propensos a assistir ao filme do que os usuários que não viram o anúncio.

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Snapchat vê seu vídeo vertical como o principal diferencial no espaço dos anúncios no social. No Snapchat, todo conteúdo do usuário é criado e exibido no modo retrato, ou seja, os usuários não precisam girar a tela para ver os vídeos. Para demonstrar que a conveniência do vídeo vertical se traduz em conteúdo da marca e melhora o desempenho, o Snapchat fez um teste. O exemplo abaixo mostra dois anúncios em vídeo para o Ritz: um horizontal e o outro, vertical. Durante o teste, o anúncio vertical foi visualizado até o final nove vezes mais que o horizontal.

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O Snapchat também esclarece as opções de segmentação em sua página de anúncios, afirmando que os anúncios podem ser segmentados pelos canais Discover, Histórias ao Vivo, local e/ou gênero.

Geofiltros do Snapchat

Os geofiltros são coleções do Snapchat, marca ou arte criada pelo usuário que melhoram os snaps enviados a partir de locais específicos. Por exemplo, quando um usuário envia um snap para amigos de Las Vegas, eles podem acessar o gráfico Geofiltro de Vegas para adicioná-lo ao seu snap.

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Os geofiltros patrocinados permitem que as marcas criem geofiltros com temas da marca, que podem ser usados a partir de locais específicos definidos pelo anunciante. O McDonald’s foi a primeira empresa a comprar geofiltros patrocinados, antes do lançamento completo do recurso feito pelo Snapchat no fim do ano passado. Agora, quando os Snapchatters mandam snaps de um restaurante do McDonald’s, eles conseguem adicionar algo como isso:

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Limites de idade

As opções de segmentação do Snapchat não incluem limites de idade, mas existe um limite especificamente para marcas de bebida alcóolica. A primeira marca a testar o recurso é a Bud Light.

A marca de cerveja patrocinou uma História ao Vivo do Snapchat, que é um fluxo de curadoria de snaps gerados pelo usuário a partir de um local específico ou evento ao vivo, durante o festival Whatever USA.

Funciona assim: quando Snapchatters no festival tiram um snap, eles têm a opção de adicioná-lo à História ao Vivo do evento. Depois, o Snapchat escolhe os melhores snaps do evento para exibir na História ao Vivo do Whatever USA, que está disponível para todos assistirem. Dependendo dos objetivos da campanha, as Histórias ao Vivo podem ser exibidas apenas para as pessoas que participam do evento, nacional ou mundialmente.

Aqui, a História ao Vivo patrocinada pela Bud Light foi restringida aos usuários com idade permitida para tomar bebidas alcoólicas – os usuários do Snapchat informam sua idade ao se registrarem.

Os anúncios de 10 segundos da Bud Light eram exibidos entre os snaps gerados pelo usuário. Este exemplo baseia-se no temido medo de perder – também conhecido como “FOMO” – com a legenda “Queria que você estivesse aqui”.

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Discover

Discover é a seção de descoberta de conteúdo do Snapchat em que os usuários podem encontrar notícias, artigos e vídeos de fontes de mídia como CNN, MTV e Cosmopolitan. Neste relatório do Wall Street Journal, Jon Steinberg, o CEO norte-americano do Daily Mail, disse que a adoção do Discover por parte do leitor excedeu suas expectativas, tanto que o serviço se tornou a prioridade número 2 depois do próprio site da publicação.

No ano passado, o app mexeu no modo como o conteúdo de Discover é exibido e adicionou uma opção de compartilhamento para incentivar a interação do usuário. Agora, a lista de canais de Discover aparece na seção redesenhada de Histórias do aplicativo.

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Também foi criado um recurso que permite aos usuários compartilharem rapidamente o conteúdo de Discover com amigos no Snapchat; basta pressionar e segurar a história, personalizá-la com uma legenda ou uma animação e enviá-la para os amigos.

Listamos três campanhas feitas no Snapchat por grandes marcas: Universal, Pepsi e Kraft.

1. Universal Pictures

Após o sucesso da campanha anterior de Velozes e Furiosos 7, que foi apreciada ou amada por 93% dos usuários, a Universal intensificou sua estratégia de publicidade no Snapchat. Os filmes A Escolha Perfeita 2, Mad Max: Estrada da Fúria e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros foram todos amplamente promovidos no Discover.

Um trailer de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros foi destaque no Daily Mail Channel e apresentações semelhantes foram exibidas em quase todas as 11 redes, cada uma com diferentes clipes do filme do dinossauro, selecionados para atrair espectadores de cada canal.

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2. Pepsi

A Pepsi tem exibido uma série de anúncios curtos desenvolvidos especificamente para o Snapchat no canal Sky Sports. Os anúncios tiram onda no Snapchat, tiram selfies e fazem uso excessivo de emojis. Isso faz parte da primeira campanha global da Pepsi Max, apelidada de “Genius”.

3. Kraft

A Kraft procurou o Snapchat para lançar novos sabores do seu Philadelphia Cream Cheese. Embora muitas marcas optem por editar o vídeo horizontal existente, esses vídeos foram criados especificamente para o Snapchat no formato vertical. Os vídeos de 10 segundos foram exibidos no canal CNN. O público-alvo da Kraft eram mulheres de 16 a 23 anos (70% dos Snapchatters são mulheres).

Rápido amadurecimento

A publicidade no Snapchat está amadurecendo rapidamente. Marcas como Universal, McDonald’s e Pepsi estão apostando pesado na plataforma, e os resultados provam que os anúncios no Snapchat têm um efeito mensurável sobre as vendas.

A plataforma progrediu muito em um curto período de tempo. Há apenas um ano, comentaristas especularam que o Snapchat penaria para atrair grandes marcas, especialmente aquelas com uma imagem mais saudável, por causa da natureza lasciva de alguns dos conteúdos que os usuários compartilham na plataforma. Agora, armados com resultados concretos, um público cada vez maior de consumidores engajados, preços competitivos e sua estratégia 3V (um claro diferenciador), os profissionais de marketing estão levando o Snapchat a sério como um canal de marketing digital viável.

LEIA TAMBÉM: O Snapchat é eficiente para marcas?

Fonte: Ideas Scup | SnapChat

Sobre Bruno Bardella

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Diretor de arte, motion design e jogador de poker nas horas vagas. Em 2012, Bruno fundou o blog ComunicArt e desde então, dedica seu tempo com o galinho.

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